Inspo | Organização

work-and-travel-hotel-room-office-picjumbo-com

Como vos disse, uma vez por semana estou a publicar no segmento Inspo, sobre o que me inspira durante a semana. Esta semana ando completamente obcecada com organização. É um grave problema que tenho, o da organização e que tenho vindo a melhorar bastante, devo confessar. Basicamente, no dia à dia eu até sou organizada nas tarefas diárias, trabalho, casa… por aí vai! Em alimentação, até ao final do ano passado, era completamente desregrada, e isso refletia-se na alimentação em si, no desperdício de comida e, obviamente monetariamente. Este é um pequeno exemplo. Uma pessoa por vezes “cai no erro” de pensar que é organizada porque regra geral faz as tarefas diárias e não anda propriamente a “apagar fogos”. No entanto, como me acontece a mim imensas vezes, ando sempre a dizer que não tenho tempo para nada, que estou cansada, que não posso isto, não posso aquilo… estou constantemente a ter ideias e a querer colocar tudo em prática. Depois acabo por me afogar no meu mundo, não vejo pessoas, não faço nada até ao fim, e quando dou por ela, nem de mim estou a cuidar. Mas estou cansada, e sinto que não paro um segundo. Então meus amigos, eu posso ser muita coisa, mas é preciso admitir, organizada não é uma delas. Não sou um caos. Mas estou longe de ir dar aulas de organização. Esta foi uma das resoluções de fim de ano (2016). Chegados a quase meio de 2017 posso dizer que já sei umas coisas e que já posso dar umas dicas e conselhos. A vida muda exponencialmente para melhor, garanto! Esta afirmação é testada e aprovada. Deixo-vos 5 dicas que funcionam totalmente comigo:

Apontar tudo – seja numa agenda eletrónica, numa digital. Apontar TODAS as tarefas é meio caminho andado para sermos mais organizados ao longo dos dias. Ao apontar todas as tarefas que temos a fazer é mais fácil ordenar as tarefas por prioridade, ver aquelas que não são tão urgentes e que podem ser adiadas, ou aquelas que não fazem sentido e não desperdiçamos tempo.

Não fazer várias tarefas ao mesmo tempo – multitasking a mãe de todos os males da desorganização. Se estamos a fazer uma tarefa e a pensar noutra ou a tentar fazer duas coisas ao mesmo tempo. Não fica nada feito. Ao utilizar a dica acima, esta torna-se mais fácil de realizar. E enquanto fazemos uma tarefa devemos focar-nos apenas nessa tarefa e só depois passar para a próxima.

Dividir as tarefas no tempo – por vezes temos tarefas que são enormes a executar. Estas tarefas tiram-nos o foco completamente. Mas existem. E têm de ser feitas. Não à volta a dar. Algo que podemos fazer é dividir as tarefas grandes por sub-tarefas e ir fazendo, intercalando com outras tarefas. Vai custar menos, e garantimos um trabalho que teve a nossa total dedicação.

Tarefas aborrecidas em primeiro lugar – a menos que tenhas hipótese de pagar a alguém para te fazer as tarefas mais aborrecidas, tens de ser tu a fazê-las. Mais uma vez penso que dividi-las por dias é a melhor solução. E quando inicias o teu dia, se puderes começar logo pela tarefa mais aborrecida, melhor! Quando deres por ela a tarefa está concluída e ainda tens o dia inteiro pela frente. awesome!

Tempo para organizar – ter uma altura da semana – domingo ao fim do dia, por exemplo – em que nos sentamos só a organizar a nossa semana é tempo bem gasto. Eu gosto de fazer isso à 6ª feira ao fim do dia, mas tu podes escolher quando te dá mais jeito. Eu, à 6ª feira à noite, sento-me com a minha agenda e começo a fazer uma vista geral da semana que terminou. Analiso as diferentes áreas da minha vida, vejo o que deveria ter feito e o que na prática fiz. Analiso onde falhei para poder arranjar métodos para que na semana seguinte tenha mais atenção e tente não falhar, vejo os assuntos que ficam pendentes por algum motivo para a semana seguinte e clareio tudo para que nada fique para trás. Confesso que esta é uma das dicas que mais me mudou a rotina. Agora dificilmente deixo algo para trás e tenho uma maior clareza onde estou “em dívida” para comigo mesma.

Estas são apenas algumas das milhares de dicas que podem aplicar no vosso dia à dia. Claro que deverão ser ajustadas ao modo de viver de cada um de vós, porque felizmente somos todos seres diferentes. Na sequência deste post, na próxima semana, no post de Inspo vou deixar uma pequena lista de livros que li e que me ajudaram nestas e noutras pequenas mudanças na minha vida durante este ano de 2017 e que são, na minha opinião, leituras que só nos acrescentam.

Se quiserem mais dicas, ou tiverem alguma duvida, podem sempre comentar que eu responderei da melhor maneira que conseguir. Ainda não sou um Guru, mas já me faltou mais! ahah!

 

Leave a Reply

